domingo, 17 de outubro de 2010

Primeiro contato com o desconhecido

Aulas de artes circenses, uma das atividades no Plug Minas


Na última semana, tive a oportunidade de conhecer o projeto Plug Minas, em Belo Horizonte. Talvez, uma grande parte dos jovens mineiros nunca ouviu falar do trabalho desenvolvido no espaço onde funcionava a antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), no bairro Horto.

Criado em 2009, o Plug Minas foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Esportes e “é um centro de formação e experimentação digital, onde jovens de 15 a 24 anos, estudantes das diversas escolas da rede pública do estado, vão desenvolver competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia e da cultura digital - por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura”.

Atualmente, o projeto atende cerca de 1.500 jovens em cursos como de dança, de artes plásticas, de artes circenses, além das atividades nos núcleos Oi Kabum e Inove, voltadas para áreas digitais, e aulas de empreendedorismo juvenil em parceria com o Sebrae.

Fiquei impressionado com a qualidade do trabalho desenvolvido no Plug Minas e devo revelar que fiquei com vontade de participar das atividades oferecidas, mas acho que não me encaixo nas condições para fazer parte dos núcleos. O projeto é uma ótima oportunidade para que jovens possam dedicar o tempo ocioso para aprender algo novo e desenvolver as habilidades.

Se você se interessou e quer saber um pouco mais sobre o Plug Minas, acesse o site do projeto.

Por Christiano Senna (@christianosenna)



Nenhum comentário: